quinta-feira, 8 de maio de 2008

Sistema permitirá controlar jogos 3D com o olhar

Mouses e as mãos que os controlam ficam cada vez mais velozes no mundo dos games, aonde um tiro rápido e certeiro pode significar a vitória. Mais rápido que as mãos, apenas os olhos. E para quem não possui os movimentos do corpo, o movimento dos olhos é tudo. Baseado nisso, a Universidade De Monfort, no Reino Unido, está desenvolvendo um sistema que controla com os olhos jogos 3D, como World of Warcraft.
A equipe de desenvolvimento, liderada por Stephen Vickers, está criando o sistema para o projeto europeu de Comunicação por Interações do Olhar. Segundo o site "Slashdot", e tecnologia promete uma interação muito mais rápida utilizando apenas os olhos.
O site "New Scientist Tech" relata que, em mundos virtuais, são necessários vários comandos para executar muitas ações diferentes, como caminhar, mudar o ângulo de visão. O sistema de rastreamento do olhar funciona da seguinte forma: embaixo do monitor, ficam LEDs que emitem luz infravermelha, rastreando os movimentos dos olhos do usuário através de câmeras infravermelhas estéreo. Esse sistema pode calcular o movimento com uma precisão de 5 milímetros. Olhar para fora da tela rapidamente em uma determinada direção, por exemplo, pode acionar uma série de funções.
De acordo com Mick Donegan, que trabalha em um centro de ajuda a pessoas paralíticas, o desenvolvimento dessa tecnologia seria muito importante para pessoas que não possuem movimento. Para esses indivíduos, restritos a uma cama ou a uma cadeira de rodas, seria possível fazer coisas que não podem ser feitas no mundo real e poderiam expressar suas emoções, ajudando em sua motivação e auto-estima. Os testes com pessoas paralíticas deve começar no ano que vem.


World of Warcraft é um dos jogos que podem ser controlados pelo novo sistema

(HAHAHAH QUE LEGAAAAAAAAL, NA FOTO, MEU AVATAR NO WARCRAFT!)


FONTE:
http://games.terra.com.br/interna/0,,OI2873681-EI1702,00%2020Sistema+permitira+controlar+jogos+D+com+o+olhar.html

Nenhum comentário: